Skip to main content

EDUCAÇÃO PARA A PAZ

              
 A última Mensagem do Papa Bento XVI para o 45º Dia Mundial da Paz versa o tema da “Educar os Jovens para a Paz e a Justiça”.
Etimologia da “educação”
A palavra “educação” segundo alguns pedagogos, provém do verbo latino “educare”, que, no seu sentido mais primitivo, significa criar, alimentar. Outros fazem-na derivar do verbo “educere”, composto da preposição ex, que indica direcção para fora, e do verbo educere (conduzir), significando, por isso tirar de dentro para fora.
O Papa Bento XVI sublinha este segundo aspecto. Diz o Papa: “ A educação é aventura mais fundamental e difícil da vida. Educar – na sua etimologia latina educere – significa conduzir para fora de si mesmo ao centro d a realidade, rumo a uma plenitude que faz crescer a pessoa”.
No entanto estas duas raízes etimológicas completam-se para nos dizerem que a educação supõe dois movimentos: um de dentro para fora: o desenvolvimento; outro, de fora para dentro: a ajuda, o alimento, o apoio, a orientação dos outros. Partindo deste princípio pode-se “definir a educação como desenvolvimento integral, harmonioso e progressivo da pessoa humana à sua plena maturidade” (Américo Veiga, A Educação Hoje”, 2005, p. 13).
A palavra “educação” designa o processo global da sociedade pelo qual as pessoas e os grupos sociais aprendem a assegurar conscientemente no interior da comunidade nacional e internacional e em benefício desta, o desenvolvimento integral da sua personalidade, das suas capacidades, das suas atitudes, das suas aptidões e dos eu saber.
A educação para a paz é um processo para incutir nas pessoas uma nova maneira de ver, de entender e de viver o mundo. A verdadeira educação para paz é aquela que leva as pessoas a acreditarem nos valores positivos: a importância da vida humana; a fraternidade humana, a cooperação internacional, o respeito e a tolerância, o diálogo, etc.
Como vivemos numa “aldeia global” a educação para a paz deve caracterizar-se pela compreensão e respeito de todos os povos, das suas civilizações, dos seus valores e dos seus modos de vida, incluindo as culturas da etnias nacionais e de grupos minoritários; a educação para a paz deve apontar para capacidade de comunicar com os outros, a consciência não só dos próprios direitos, mas também dos deveres que os indivíduos, grupos e nações têm para com os outros; a educação para paz deve criar nos indivíduos a vontade e capacidade de resolver os problemas das suas comunidade, dos seus países de do mundo.
Os programas ou as áreas para uma verdadeira educação à paz: a) a aprendizagem de uma cidadania democrática; os direitos humanos, a democracia e a tolerância; paz e segurança regionais e internacionais; o desenvolvimento económico, e social sustentável; livre circulação de informação e conhecimentos, os valores éticos; a prática de virtudes como: a justiça, solidariedade, generosidade, perdão, etc.
Todas as componentes da sociedade devem envolver-se no processo da educação para a paz:
1 - Os próprios indivíduos: a vontade firme em educar-se e formar-se para uma cultura de paz interior e de paz social. A paz interior é a tranquilidade de espírito proveniente da capacidade de domínio das paixões (ódio, vingança, ira, etc.), e da consciência de estar em comunhão de amizade com Deus e com o próximo. A paz social ou a paz exterior é a tranquila convivência com as pessoas e com as coisas criadas.
2 - A Família: Neste contexto, os pais são os primeiros educadores dos filhos. A família é a primeira escola de valores e de virtudes.
3 - As instituições educativas (o jardim infantil, a escola, a universidade): são espaços para a formação de personalidade dos alunos no serviço à comunidade, no respeito pela diferença e no espírito de colaboração.
4 - As religiões: as religiões contribuem para a educação da paz quando incutem nos seus seguidores o sentido do Absoluto, a capacidade de admiração e de espanto perante o belo, o bem e o justo; quando ensina as virtudes de respeito, tolerância, perdão e amor. As religiões devem ser factores de paz, de tolerância, de colaboração e de respeito.
5 - Os Estados: os estados têm o papel fundamental na educação dos seus cidadãos: através de políticas que desenvolvam nos educadores uma ética de valores morais culturais e religiosos; através de programas de conhecimentos interdisciplinares sobre os problemas mundiais da guerra, da fome, da destruição do meio ambiente, da corrupção, da corrida ao armamento e do fabrico de armas de destruição maciça. O Estado poderá ser um promotor de paz quando os governantes evitam a corrupção, as injustiças, a exploração, evitando a descriminação e criando uma sociedade justa, fraterna e solidária.
          (continua no próximo número)

          Porto, 2 de Janeiro de 2012.
Dom Carlos Filipe Ximenes Belo

Comments

Popular posts from this blog

Lospalos dan Com Beach Resort Terletak diujung timur Negara Timor Leste, perjalanan darat membutuhkan waktu 2 jam 30 menit dari Dili ke Lospalos. Kinamoko ya..itulah nama yang sering digunakan untuk menyebut orang lospalos. Kondisi wilayahnya datar seperti Suai. Sepanjang perjalan kita akan melihat hamparan sawah disekitar wilayah manatuto, bemase, laga, hingga laiwai perbatasan antara distrik Baucau dan Lospalos. Selain hamparan sawah, kita juga akan melihat secara dekat kerbau, sapi, kuda, domba, kambing berlalu lalang di persawahan dan pinggir-pinggir jalan. Selain pemandangan alam yang indah, kita juga akan melihat secara dekat kehidupan masyarakat di pedesaan. Rata-rata sistem pengelolahan sawah dan ladang masih menggunakan sistem tradisional. Kalau musim hujan tiba, sawah dan ladang akan terlihat menghijau tapi setelah musim kemarau tiba semuanya akan mengiring tak terurus. Masyarakat petani di daerah tidak diajarkan bagaimana mencari alternative usaha lain dalam menghadapi musim

CRISTO REI

Ohin hanesan opotunidade diak ida ba hau tamba ami ministerio hetan servico limpeza iha area Cristo Rei. Desde uluk kedas hau sidauk ba fatin ida ne'e. interstante tebes, tamba statu Criste rei hanesan statu nebe boot liu iha rai Timor Leste no segundo iha mundo depois Cristo Rei iha rai Brazil. Agora dadaun ema trabalhador komesa hadia fali fatin ne'e. Companha nebe mak kaer mak companha naran "Montana diak". Tuir info nebe ami rona katak iha futuru sei monta siguransa no bilhete atu tama ba fatin neba. dala ruma los karik, tamba uma ida husi main gate ou pintu masuk hari iha neba. Trabalhador sira mos komesa pinta no hadia fatin stasaun molok atu to'o iha Cristo Rei. Atu to'o iha statu Cristo rei ita sei hasoru skada barak no stasi-stasi. Sei harak ba pasiar, reza terso ou jogging diak liu hili fatin Cristo Rei. Fresco no furak. alende fresco, husi foho nian tutun ita bele hare cidade Dili, no tasi ibun nebe furak. Antes atu nia tutun, ita sei hasoru Kapela

Minuman SAGIKO & Pemilu 2012

Pada suatu hari penulis mendapat oleh -oleh dari seorang teman yang baru pulang liburan dari Dili. Oleh -oleh tersebut berupa minuman kaleng ringan bermerek SAGIKO. Minuman SAGIKO cukup populer di kalangan masyararakat Timor leste karena selain manis juga cocok untuk daerah panas seperti Timor Leste.  Minuman kaleng SAGIKO biasanya selain dikonsumsi sendiri  juga dipersiapkan untuk acara penting seperti pernikahan, ulang tahun, dan acara-acara penting lainnya.  Di kota Dili, banyak sekali toko atau supermarket yang menjual minuman baik yang ringan sampai yang berkadar alkohol tinggi. Minuman tersebut berasal dari berbagai negara, korea, singapore, vietnam, australia, indonesia dan portugal. Daya beli masyarakat yang cukup tinggi dan mata uang Dollar amerika yang digunakan sebagai alat transaksi  menjadi daya tarik tersendiri bagi para investor untuk terus mengirim dan menjual produknya di Timor Leste. Ketergantungan akan barang-barang impor tersebut bukan saja melemahkan perekono